Marítimas 

O porto de Lisboa encontra-se aberto à navegação 24 horas por dia, 365 dias no ano. 

Os canais de navegação do estuário do Tejo são as suas principais vias de acesso e de circulação. Estabelecem a ligação à frente Atlântica, permitem a navegação marítima e fluvial no interior do porto, bem como, a conexão fluvial para além do limite montante do porto de Lisboa, em Vila Franca de Xira.  

A navegação nas barras de acesso e no interior do porto, definido entre o alinhamento do farol do Bugio, o farol de S. Julião da Barra (linha de Entre Torres) e deste com o esporão da Cova do Vapor e a ponte sobre o rio Tejo em Vila Franca de Xira, está sujeita às normas estabelecidas em Regulamento de Autoridade Portuária da APL.

O principal canal de acesso ao porto, designado de canal da Barra Sul, situa-se na embocadura do estuário, tem 2,7 milhas de extensão e fundos de -16,5 m ZH. 

O canal principal de navegação no Tejo é definido pelos pilares da Ponte 25 de Abril (Zv=080º), até cruzar o Zv=000º à Torre de Belém, pelo canal definido pelo 275º a partir desses pontos de cruzamento até aos limites Sul e Norte do canal da Barra Sul e dentro desses mesmos limites entre a linha de Entre Torres e o Zv=000º à Cruz da Igreja de Madre de Deus. 

A cartografia hidrográfica da rede de canais de navegação do porto pode ser consultada no Instituto Hidrográfico, em Cartas Náuticas do Porto de Lisboa.

Informações detalhadas dos diferentes canais, incluindo localização geográfica e responsabilidades de manutenção, monitorização e de balizagem, podem ser consultadas no anexo 18 do Regulamento de Autoridade Portuária da APL.

 

Ferroviárias 

O Porto de Lisboa tem ligação à rede ferroviária nacional em ambas as margens do Tejo. A Linha do Norte (Lisboa-Porto) e a Linha do Sul e Sueste (Barreiro-Faro) são os seus principais acessos ferroviários. 

O Terminal de Contentores de Alcântara, através de ramal próprio com ligação ao ramal de Alcântara e ao nó de Campolide, assegura o trânsito de contentores para plataformas multimodais, como a de Bobadela, Leixões e Elvas, e para diferentes destinos como Guarda, Madrid, Tarragona, Valência, Saragoça, Barcelona e Bilbau. 

Na zona oriental do porto, de Santa Apolónia ao Poço do Bispo, os terminais de contentores, multiusos e de granéis alimentares têm ramais dedicados com ligação à linha do Norte, o que permite  a conexão às plataformas logísticas de 2ª linha e articulação com o hinterland ibérico do porto. 

Em Alhandra, os terminais da Iberol e Cimpor são também dotados de ramais dedicados com ligação às linhas nacionais norte e sul. 

Na margem sul, o Terminal de Graneis Sólidos do Barreiro está dotado de via dupla em todos os cais, com possibilidade de ligação à rede ferroviária nacional Sul, através do ramal privativo da Baía do Tejo.

 

Rodoviárias 

No Porto de Lisboa a movimentação de mercadorias concentra-se na zona ocidental (Alcântara) e Oriental (Santa Apolónia – Poço do Bispo) de Lisboa, em Alhandra, Almada e Barreiro. Apenas a zona oriental do porto apresenta uma rua de cintura interna portuária com acesso aos diferentes terminais. Nos restantes casos, os terminais portuários têm ligação direta às vias rodoviárias nacionais. 

Apesar de inserido em malha urbana no concelho de Lisboa e em áreas industriais/logísticas em Alhandra, Barreiro e Almada, o porto de Lisboa tem conexão às principais vias rápidas, como sejam, o Eixo Norte-Sul, a CRIL, a CREL, a Segunda Circular, o IP7, IC32, A1, A5, A8 e A2, as quais asseguram a circulação de mercadorias e a ligação ao hinterland do porto. 

 

Porto de Lisboa na Rede Europeia de Transportes 

A RTE - Rede Transeuropeia de Transportes é o sistema organizador das infraestruturas de transportes e da mobilidade de pessoas e bens no espaço europeu.  

A rede integra 9 corredores multimodais de base ferroviária e 4 corredores marítimos designados por Autoestradas do Mar (MoS-Motorway of the Seas). 

Nesta rede, Lisboa é porto principal (Core) do chamado Corredor Atlântico, o qual liga Portugal, Espanha, França e Alemanha. A sua integração  contempla a via marítima, fluvial, ferroviária, rodoviária, plataformas de 1ª linha (terminais portuários) e plataformas logísticas de 2ª linha (Bobadela, Castanheira do Ribatejo e Poceirão). 

Na ligação marítima, o Porto de Lisboa integra a Autoestrada do Mar da Europa Ocidental, a qual liga Portugal e Espanha ao Mar do Norte e Mar da Irlanda, via arco do Atlântico.