Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
23 Julho, 2019
Educação História e conhecimentoPorto de Lisboa inicia visitas gratuitas às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde D’Óbidos
A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai passar a abrir a Gare Marítima de Alcântara e a Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, para visitas gratuitas no último final de semana de cada mês.
Esta iniciativa do Porto de Lisboa, que tem início no fim de semana de 27 (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e 28 (das 10h00 às 13h00) de julho, vai permitir à população de Lisboa, bem como aos seus visitantes e turistas, redescobrir e apreciar os murais de Almada Negreiros, que decoram o interior das duas gares marítimas e raras vezes têm estado disponíveis ao público, nos últimos anos.
Lídia Sequeira, presidente da APL, destaca que «é um grande motivo de orgulho possibilitar à cidade de Lisboa a fruição destes fantásticos exemplares da arte portuguesa contemporânea, as famosas pinturas de José de Almada Negreiros». Lídia Sequeira sublinha ainda que «a Administração do Porto de Lisboa dá assim mais um passo no esforço de envolver os lisboetas com os espaços do porto e com a sua frente ribeirinha».
Os magníficos painéis da Gare Marítima de Alcântara, com dois trípticos e duas composições isoladas (inauguradas em 1943) e da Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, com seis painéis (em 1949), constituem o expoente máximo da pintura mural de Almada Negreiros e refletem a sua originalidade, com evocações de cenas marítimas, fluviais e ribeirinhas.