Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
13 Março, 2019
Segurança portuáriaPorto de Lisboa na vanguarda tecnológica
O grupo tecnológico Wärtsilä acaba de completar com sucesso a formação de pessoal e instalação operacional da sua solução de controlo de tráfego marítimo Vessel Traffic Service (VTS) no porto de Lisboa. Este novo sistema, implementado entre julho de 2018 e janeiro de 2019, aumenta a eficiência operacional do porto e a segurança marítima, reduzindo ainda o tempo de espera para as embarcações e permitindo a pilotagem just-in-time. A solução agora disponível no Porto de Lisboa foi desenvolvida e fornecida pela Transas, pertencente ao grupo Wärtsilä.
O projeto incluiu a instalação de novos sensores, integração de vários radares, Sistema de Identificação Automática (AIS), cameras dia/noite, Radio Direction Finders (RDF), VHF, Subsistemas Navtex, sensores climáticos e marítimos, bem como, a possibilidade de partilha de dados entre o centro de controlo e os pilotos da barra por meio da aplicação Pilot Pro - Pilot Pro.
O porto de Lisboa torna-se assim num dos principais portos da península ibérica a possuir esta avançada tecnologia, que segundo Rui Barata (Chefe do Departamento de Piloto e VTS - APL SA), “beneficiará as nossas operações e a segurança da navegação de muitas formas”.