Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
A 21 de Junho de 2018 Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. Esta distinção resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visam avaliar a sustentabilidade na cidade, e reflete-se num conjunto alargado de ações e eventos promovidos pelo Município de Lisboa.
Simultaneamente, para estar na linha da frente da concretização de uma agenda pela sustentabilidade, a autarquia lançou o desafio à cidade, às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030. Saiba tudo aqui
A Administração do Porto de Lisboa aderiu a esta iniciativa no passado mês de janeiro comprometendo-se a levar a cabo 19 ações que integram a ambiciosa agenda a desenvolver até 2030, nas áreas da Energia, Mobilidade, Água, Economia Circular e Cidadania e Participação. Consulte aqui o Compromisso.
No corrente ano, a APL tem em curso a implementação das seguintes ações:
- Aumentar a promoção de veículos elétricos em frotas de veículos de uso privado e em frotas operacionais
- Garantir um maior número de lugares de estacionamento para veículos mais ecológicos
- Garantir parque de estacionamento para bicicletas próximo da entrada dos seus edifícios
- Incluir informações sobre transporte público no portal da APL (Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa, CARRIS, CP e comboios na linha de Cascais) e na entrada dos seus edifícios
- Eliminar a utilização de plásticos de utilização única
- Divulgar materiais da Capital Verde pelos colaboradores e/ou associados
- Realizar eventos ou conferências durante ao ano capital verde e anos seguintes
- Comunicar as metas da cidade nos canais de comunicação da empresa, internos e externos
- Garantir espaço disponível para reuniões à distância
A concretização das ações previstas reforça o posicionamento da APL enquanto porto consciente da sua envolvente urbana, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da cidade de Lisboa.