Onde as velas encontram o vento

Lisboa e o estuário do Tejo apresentam-se como palcos de excelência, com uma diversificada oferta de passeios de lazer a bordo de diferentes embarcações e que possibilitam desfrutar da beleza estuarina em toda a sua frente ribeirinha. A paisagem do Estuário do Tejo esconde uma riqueza natural, paisagística e cultural que só se revela com a sua observação direta, salientando-se o trabalho já desenvolvido por alguns municípios no que se refere à recuperação do rico património estuarino que são as embarcações tradicionais do estuário do Tejo, as quais representam uma riqueza incomparável na tradição e vertente histórica, como parte integrante da vida das diversas gerações que nos últimos séculos habitaram na orla ribeirinha do estuário do Tejo.

Deve também ser destacado o papel de extrema importância que os clubes e as entidades associativas desempenham no desenvolvimento da atividade náutica. O Porto de Lisboa apoia e acolhe nas suas margens um vasto número de clubes náuticos que promovem desta forma o interesse público, de âmbito social, cultural, recreativo ou desportivo, em especial atividades relacionadas com atividades náuticas e com o aproveitamento das potencialidades do estuário do Tejo.

As quatro docas de recreio da APL- Alcântara, Santo Amaro, Belém e Bom Sucesso -, as quais constituem a Marina de Lisboa, são um importante pilar turístico da cidade. Com uma gestão integrada, a Marina de Lisboa dispõe de uma oferta que consubstancia a atividade náutica como um importante foco de desenvolvimento e atração turística para o futuro. A localização privilegiada das suas docas permite aos seus visitantes usufruir de todos os benefícios que advêm da proximidade e centralidade de uma cidade cosmopolita e histórica.

Lisboa é considerada atualmente como um dos destinos mais interessantes a nível turístico. É por isso, fundamental, que também a atividade náutica acompanhe este índice de desenvolvimento, potenciando-se as condições e parcerias que permitirão tornar Lisboa num polo incontornável da atividade náutica.

900

Postos de amarração

97

Operadores de Marítimo-Turística com 183 embarcações

87%

Taxa Media de Ocupação Anual (2019)